sábado, 31 de janeiro de 2009

Sobre o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

O que é Sistemas de Informação? Como funciona um Sistema de Informação? O que um Bacharel em Sistemas de Informação, Analista de Sistemas ou Sistematizador de Informações faz?, Isso quer dizer que serei programador? Qual a diferença entre Sistemas de Informação e Ciências da Computação?

Sistemas de Informação, antes de mais nada, é um sistema automatizado (que pode ser denominado como Sistema de Informação Computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. Os Sistemas de Informação funcionam basicamente em 3 etapas: entrada, processamento e saída. Existe também uma quarta etapa, o retorno ou feedback no qual pode modificar a entrada melhorando ainda mais o processo. Um exemplo seria um sistema de fluxo de caixa, onde entram com os dados, o sistema processa esses dados e retorna uma informação de saída para o usuário.

Estudar Sistemas de Informação não quer dizer que você será programador ou analista dê sistemas. O curso é composto por matérias exatas como matemáticas, programação, lógica, etc. e também por matérias humanas como Teoria Geral de Administração, Teoria Geral de Sistemas, Filosofia, etc. O profissional de Sistemas de Informação estará preparado para ser um gerente encarregado de fazer a ponte entre a alta administração e os funcionários. A alta administração precisa de informações para a tomada de decisão e os funcionários fornecem os dados e o profissional de Sistemas de Informação tem que garantir que essas informações sejam precisas.

Ciência da Computação é um curso da área de exatas, onde são estuda muita matemática, lógica e programação, já o curso Sistemas de Informação é considerado pelos pesquisadores como uma área multi ou trans-disciplinar, devido às inter-relações com outras áreas de conhecimento, tais como Engenharia da Computação, Ciências da Computação, Administração, Gestão da Informação, Economia, Sociologia, Direito, Engenharia de Produção, Ciência da Informação e outras.

Segundo definição adotada pelo Ministério da Educação e Cultura brasileiro, o curso de Sistemas de Informação estuda a computação como atividade-meio, ou seja, estuda a aplicação da computação nas organizações. Esta definição é oposta à definição do MEC para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação, que estudam a computação como atividade-fim (finalidade principal).

Por fim, o curso Sistemas de Informação é muito interessante por essa característica multidisciplinar, abrindo possibilidades de atuação em várias áreas, como programador, gerente, analista, entre várias possibilidades. Um profissional de Sistemas de Informação deve ser extremamente curioso, atualizado, deve gostar de tecnologia, ter uma visão global de um problema e também deve ser um ótimo estrategista. O mercado também é muito generoso com esses profissionais, a base de qualquer organização hoje é a informação, é ela que decide a vida ou a morte de uma organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário